16 Comments

Amei o texto. Eu gosto muito de ler Freud porque eu acho que ele escreve muito claramente, e gostei muito de ver a costura do texto dele no seu, e todas as reflexões que você construiu em cima. É um tema sobre o qual venho pensando bastante e é sempre muito enriquecidos ver o que outras pessoas estão refletindo também.

Expand full comment

Eu reconheci o primeiro recorte Ghibli como Castelo Animado, mas estou em dúvida se o segundo é viagem de Chihiro. Gostei muito do texto, me sinto menos mal pelas coisa que eu fico repetindo de novo e de novo, seja na minha cabeça, em conversas ou na arte. Tinha mais coisa que eu queria dizer, mas no dia que li o texto a internet travou e eu... esqueci. Achei tematicamente apropriado kkkkk

Expand full comment

a reflexão veio tão de encontro ao meu momento! Obrigada <3

e que ótimo ter atingido a meta do livro! já garanti o meu também.... beijos

Expand full comment

que texto maneiro, adorei as reflexões sobre as citações. e parabéns pela meta atingida com o livro!

Expand full comment

a memoria nos engana, ninguem sabe o que realmente aconteceu e isso nem importa ! muito bom o texto <3

Expand full comment
Jul 21Liked by Paula Maria

seu texto me deu um desconforto, Paula. quase fugi dele. Mas como gosto de encarar os desconfortos, fui até o fim, lendo e relendo vários trechos pelo caminho! Obrigada por compartilhar (mais) essa reflexão!

Expand full comment
Jul 21Liked by Paula Maria

"Dificilmente saberemos se o que está sendo relatado é o que aconteceu, se é uma versão revivida daquele acontecimento, se é uma invenção para lidar com as dificuldades da vida."

mais um texto saindo com várias perspectivas, obrigada!

Expand full comment

"Excesso de memória ou a total escassez dela convive em todos nós", é bom saber que não sou o único (digo isso muitas vezes à minha psicóloga haha). Sempre foquei muito em tudo que lembro, mas tempos atrás comecei a me dar conta do quanto já havia esquecido. Fico grato pela reflexão :)

Expand full comment