Uma edição diferente: segurei o ímpeto de lhes embolar nas histórias pessoais sobre como passei 2022 e resolvi fazer essa retrospectiva em tópicos. Não é mole escolher favoritos, talvez ao reler eu até mude de ideia. Então, vou postar logo antes que a edição seja mais demorada. Vamos lá?
Tevê: novela Pantanal
Voltei a assistir tv aberta com frequência por causa dela, PantanaR. Não peguei desde o começo, demorei a acreditar que seria encantada pela trama. Erradíssima, hoje morro de saudade de usar soltar “arre” e “larga mão” no dia a dia. Fiquei tão apaixonada por Maria Bruaca que escrevi sobre ela. Quem tiver Globoplay, indico assistir. Um dia ocê vai entendê.
Menção honrosa: não tem porque só Pantanal me pegou, gente.
Streaming: season finale de Better Caul Saul (Netflix)
Talvez cause polêmica e a internet existe pra isso: gosto muito mais de Better Call do que Breaking Bad. A personalidade que Bob Odenkirk imprimiu no Saul Goodman é sensacional, coisa refinada. Destaco também para as personagens Kim, Mike e Nacho. Se você não assistiu BB, pule e veja Better Call. Vai por mim.
Menção honrosa para Amiga Genial (HBO), que me obrigou a aprender um pouco de italiano e até diminuiu o ranço com a língua. Ainda me fez chorar e entender muito dos meus antepassados - o que não alivia a raiva. Lenu, amore mio, te abraço.
Rolê: Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP
Nesse ano retomei ao convívio social em doses homeopáticas, tímida no começo, com shows pequenos e sempre de máscara, até chegar a novembro nas ruas de Paraty distribuindo abraços nos encontros que tanto aguardei. Falei sobre isso na edição passada, corre lá se não viu! Inesquecível, um marco na minha história pessoal, uma curva.
Menção honrosa para a avenida Paulista após decisão das eleições no segundo turno. O começo do fim de um longo e desagradável pesadelo em vida. Seguiremos!
Música: álbum Motomami de Rosalía
Há três anos eu me tornava fã da espanholita, vidrada em flamenco e brincos enormes com batom vermelho. Em seu disco novo, estranho e vanguardista, Rosalía me conquistou desde a primeira ouvida. Não pude ir ao show ($), mas seu álbum está quase todo na minha retrospectiva do Spotify. Destaco a linda versão para “delírio de grandeza”, que me inspirou a produzir essa obra.
Menção honrosa para queen Beyoncé que quebrou tudo com seu aguardadíssimo Renaissance. Corre pra adicionar na playlist do reveillón!
Show: Sepultura na comedoria do SESC Pompeia
Já tinha ido num show da banda, no finado Ginásio do Clube Álvares Cabral. O diferencial dessa vez foi que os anos que se passaram me fizeram uma rockeira véia, que busca conforto e segurança quando sai de casa. O Sesc oferece tudo isso e o plus da comedoria: água gratuita, mesas para sentar e até mesmo comer! Tem vinho na taça, chope geladinho, banheiro limpo e iluminado. A reunião dos caras ficou muito mais emocionante quando você consegue de verdade curtir a experiência. Viva o Sesc!
Menção honrosa para as duas vezes que pude ver o show comemorativo de aniversário do disco ‘nadadenovo’ do Mombojó. Vinte anos se passam e eu continuo gritando com a mesma emoção!
Livro: Se deus me chamar não vou, Mariana Salomão Carrara
Além de escrever ótimos títulos de livro, o recheio deles também é maravilhoso. Também já contei sobre Maria Carmen, a personagem principal, em outro texto da news. Tenho me dedicado a ler autoras brasileiras, jovens e contemporâneas porque minha escrita cresce e se fortalece junto com elas. Os clássicos são importantes, mas tenho a vida inteira para ler quem já morreu. Leia mulheres vivas.
Menção honrosa para Angústia do Graciliano Ramos, que reli por conta de um trabalho e foi uma outra “revisita” de 2022. Um tesouro brasileiro! Graciliano descreve cenas como poucos, você entra na situação e não sabe como sair - nem se fechar o livro.
Conquista: publicar Primeiros Pedaços pela Editora Pedregulho
Existem um milhão de jeitos de falar sobre a experiência de escrever e publicar um livro e aparentemente nenhuma delas contempla o que eu senti e ainda sinto toda vez que envio um exemplar, quando alguém me marca nas redes sociais, quando alguém diz: te li. Um resumo: é esquisito pra caramba. E também é bom demais. Escrevam! E obrigada a Marília pelo acolhimento.
Menções honrosas: 1. Oficina de Poemas que ministrei na Feira Literária da Mantiqueira (FLIMA), a 1ª vez numa feira literária como escritora publicada. Contei sobre isso em algum momento aqui na newsletter também. 2. O Texto & O Tempo, o primeiro evento de newsletters brasileiras no qual mediei uma mesa sobre newsletters e criatividade - outro ineditismo nesse evento é ter sido paga como escritora em evento. Chique demais. Obrigada Vanessa!
Texto de newsletter: Demissexualidade, de Priscila Pacheco
2022 definitivamente foi o ano que mais li newsletters e acho que foi também por isso que participei do Texto e o Tempo. O tipo de escrita que circula por aqui me conecta e me faz querer cada vez mais e os da Priscila estão entre os meus preferidos. Li muita coisa linda, engraçada, cabeçuda, filosófica, criativa… Mas nada me pegou como essa edição sobre Demissexualidade. Leiam.
Menção honrosa pra edição linda da Ariela K, ‘O eu que se apaga’, sobre mulheres, autoria e anonimato. Aliás, Ariela é outra fera (ôloko, bicho!).
UFA! Acabou! Aguardo os melhores de vocês nos comentários!
Por último, queria deixar uma indicação e um pedido:
fiz um fio no Twitter com todos os livros que li em 2022, com link para compra e tudo. Quem tiver em dúvida do que presentear, livro é a opção mais bonita <3 vai por mim.
Se livro não for tua praia (du-vi-do) ou a praia da pessoa presenteada, você pode comprar qualquer outro item no site da Amazon pelo meu link de afiliada. Eu ganho uns trocados e assim você ajuda a manter essa escritora! https://amzn.to/3YdNcbB
Um abraço e nos vemos na próxima edição,
paulamaria.
Corajoso isso de escolher apenas um livro pro ano inteirinho! Adorei a lista com várias categorias, dá conta de abarcar melhor uma retrospectiva.
Que lindo te ler e agora poder colocar um rosto e uma voz nas suas palavras. Linda sua retrospectiva, sua participação em feiras e no evento de newsletters. Amei o fio no twitter (por lá eu sou a Sereia Libriana, não sei se reconheceu rs) e as recomendações.