curadoria 03:
"faz tanto tempo que já tanto faz/ o tempo já não é nada demais/ eu já não tenho medo de voar." medo - terno rei
Olá apoiadores!
Mês passado fiquei devendo a edição do Maria, me desculpem. Setembro meteu 30 dias em 3, me senti realmente atordoada com o final do ano se aproximando - alguém aí ainda tá digerindo 2020?. Com atraso, mas com carinho, essa é nossa edição número três da minha coleção de indicações. Vamos lá?
música:
A Balaclava lançou essa semana a Conexão Balaclava do Samuel Rosa (skank) com a banda Terno Rei. A banda mora no meu coração desde 2019, com suas músicas sobre amor, cidade e adultez. Samuel Rosa traz toda a nostalgia da criança e adolescente que fui ouvindo Skank. O encontro é bem gostosinho e no vídeo, além das músicas, rola um papo entre eles sobre a cena brasileira musical de cada geração. As músicas também podem ser encontradas no Spotify, caso você use o app.
link aleatório:
Terminei de assistir a terceira temporada de Sex Education na mesma semana que estreou, fui aos pouquinhos, quase a conta gotas, com pena de acabar. A série está definitivamente entre as minhas favoritas da vida, desde a estética, passando pela trilha sonora e chegando aos diálogos sinceros e bem humorados - embora seja aquele humor britânico. Outras amigas embarcaram no furor da nova temporada e por mais de uma vez recebi mensagem dizendo que “nossa Paula, você é muito a Maeve!”. Particularmente eu tinha mesmo me identificado com a personagem, mas ando com vergonha de assumir que me enxergo nas coisas, com medo da represália (alô terapeuta!). O nome da personagem me instigou uma pesquisa e olha o que encontrei:
Maeve foi uma rainha celta e seu nome significa “rainha ébria” ou “rainha-loba”.
essa é a Maeve da série. parecida comigo? hmm…
texto:
A Vanessa Guedes trouxe em sua ótima newsletter o tema da autoficção. Em suma, “autoficção é uma via de mão dupla; cria uma história fictícia usando o acordo da verdade autobiográfica. A licença poética dá espaço para gente anônima se tornar interessante. É confuso, por isso, um assunto que dá pano pra manga.” Gostei dessa definição e do texto da Vanessa, deu um pouco mais de forma à minha produção literária, me senti uns 5% mais a vontade com o que escrevo.
citação:
Tenho estudado Audre Lorde numa disciplina do programa de pós-graduação em Psicologia Institucional na UFGRS (como aluna especial). Essa mulher está construindo um triplex na minha cabeça e bagunçando minha visão de mundo - o que é ótimo, mesmo sendo cansativo.
"Quais são as palavras que você ainda não tem? O que você precisa dizer? Quais são as tiranias que você engole dia após dia e tenta tomar para si, até adoecer e morrer por causa delas, ainda em silêncio? Para algumas de vocês que estão aqui hoje, talvez eu seja a expressão de um dos seus medos. Porque sou mulher, sou negra, sou lésbica, porque sou quem eu sou – uma poeta negra guerreira fazendo o meu trabalho –, então pergunto: vocês têm feito o trabalho de vocês?" (trecho do livro ‘irmã outsider’).
É isso, pessoal. Obrigada mais um mês de apoio. Seguimos!
Nos vemos mês que vem, provavelmente no dia 30, na próxima edição.
beijos, se cuidem.
paulamaria