curadoria 01: abrindo minha pasta
"tudo é sonho e escândalo, congênita ambiguidade." - adélia prado
Olá apoiadores!
Se você está recebendo esta news é porque está investindo no meu trabalho como escritora e inventora de modas aleatórias. Como uma das recompensas prometidas, nasce essa news que demorou um tiquinho para sair, mas que seguirá uma vez por mês chegando na sua caixinha de emails, de forma a não encher sua memória virtual e nem me deixar maluca com mais uma coisa a ser produzida. Afinal, todes precisamos de calma. <3
Mensalmente estarei por aqui compartilhando coisas que foram passando pelo meu caminho virtual e que fizeram parte da minha curiosidade e apreciação. Prometo reunir coisas belas, interessantes e divertidas, tá bem? De más notícias estamos cheios.
música:
Sou fãzona da estética e das narrativas do Wes Anderson, às vezes penso em viver aqueles diálogos malucos com as pessoas da minha própria vida, quebrando a quarta parede e olhando para a câmera imaginária no canto da sala. Um dos filmes preferidos de toda sua obra é A vida marinha de Steve Zissou, estrelado por Bill Murray e participação do Seu Jorge, que canta músicas de David Bowie em português. Aqui ó:
fotografia:
Uma das formas de artes visuais que mais me inspiram, a fotografia se popularizou - e também já entra em declínio - com as redes sociais. Sem querer entrar nessa longa discussão sobre as redes e o capitalismo selvagem que engole até mesmo as artes, deixo aqui o link para um artigo sobre o livro de fotografia e poesia Night Calls, de Rebecca Norris Webb.
exposição:
A onda de exposições online não me pegou muito, devo confessar. Sinto uma saudade inexplicável de gastar meu tempo dentro de galerias, museus, praças, escolas, espaços culturais… Ver obras de arte através da tela é um rolê interessante, mas quando se torna a única via de acesso - ainda mais devido às circunstâncias impostas pela pandemia - o gosto é agridoce. Apesar disso, a iniciativa da Ufes em contar a história de mulheres que já tiveram exposições na Galeria GAEU me deixou de coração quentinho. A exposição começa nesse post aqui embaixo! Deixo também a reportagem sobre a mesma no site da universidade.
obra de arte:
É isso, pessoal! Por hoje é só!
Nos vemos mês que vem, na próxima edição.
beijos,
paulamaria